Tags

, ,


Ernest Hemingway e Mark Twain são destes exímios autores de língua inglesa que possuem seus lugares definitivamente marcados na história da literatura mundial. Seus estilos se assemelham em determinados aspectos, sobretudo quando se descobre que Hemingway era um leitor contumaz de Twain e declaradamente réu confesso de que por este sofreu influências na sua escrita – o que, evidentemente, não desmerece de forma alguma o resultado final de sua obra, pelo contrário, dignificando-a ainda mais.

Quando da análise de As aventuras de Tom Sawyer (Twain) em comparação com o texto do conto Idílio Alpino (Hemingway), fica nítida uma descrição melancólica e contemplativa tanto da natureza quanto dos seres humanos. A figura do homem entra em simbiose com o meio do qual faz parte: os movimentos de um não se dão sem os do outro.

No apontamento das diferenças (sutis, mas imprescindíveis para a caracterização do estilo de cada um) entre os dois autores, Ernest Hemingway é mais objetivo. As palavras utilizadas pelo Nobel de literatura estão devidamente colocadas em seus lugares precisos, sendo um vocábulo tão necessário quanto o texto completo. Desta forma, fica complicado retirar algo de um texto que se revela na sua forma final, definitiva, na qual eventuais retoques são dispensáveis e inoportunos. A novela O Velho e o Mar possui muitos destas características acima citadas, principalmente quanto ao quesito do texto enxuto e objetivo, quase como um formato jornalístico.

Mark Twain valoriza mais os pequenos detalhes, colocando meandros no seu texto. As particularidades dos lugares descritos permeiam suas linhas, tornando-as robustas sem que se perca o fio da meada ou se deixe levar por floreios textuais inadequados e repetitivos.

Enfim, estes dois cânones literários se utilizaram de ferramentas semelhantes para a construção de uma base autoral indiscutivelmente sólida. Entretanto, cada um soube ser único em si mesmo sem negar as influências. Afinal, o leitor sempre precede o autor.

> Crônica publicada no Jornal Notícias do Dia em 03/09/2009.

Anúncios